top of page

Informações

  • Congresso Acadêmcio UNIFESP 2021: Universidade em defesa da vida

21/06/2021

O Congresso Acadêmico Unifesp 2021, que acontecerá virtualmente entre os dias 21 e 25 de junho tem como tema Universidade em Defesa da Vida, como forma de valorizar e reconhecer o trabalho realizado pelas instituições públicas de pesquisa, ciência e tecnologia durante a pandemia de covid-19.O congresso tem como objetivo principal integrar os programas acadêmicos existentes nas Pró-Reitorias de Graduação (Prograd), Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq) e de Extensão e Cultura (Proec) da Unifesp e apresentar a toda comunidade, por meio de sessões científicas conjuntas, o trabalho desenvolvido nos diferentes campi da universidade em todas as áreas do conhecimento.

Através de monitores, monitoras e pesquisadores e pesquisadoras o Observatório dos Direitos Educativos da População Carcerária marca sua participação no evento em diferentes sessões. 

​

​

Mais informações e inscrições, acesse: https://congresso.unifesp.br/

  • Liberta UFABC: Educação transforma, liberta e emancipa vidas

17/07/2021

A UFABC, por meio da PROEC e do SEVIJU (Grupo de Pesquisa em Segurança, Violência e Justiça) oferece um curso destinado às mulheres egressas do sistema prisional ou que tenham familiares aprisionados, e a jovens que cumprem medidas no sistema socioeducativo. O curso será realizado de forma online, respeitando a recomendação da Universidade. Haverá um total de oito encontros, que serão divididos em aulas teóricas, oficinas jurídicas e jornalísticas, e workshops. Ao final serão emitidos certificados a todas as participantes. Seu início se dará em 17/07 com término em 13/11

 

Mais informações e inscrições, acesse: ufabc.net.br/libertaufabc

  • IV Encontro Internacional de Estudantes e Pesquisadores sobre a Temática do Cárcere e Acesso a Direitos Educativos (EITICE)

07/10/2021

Esse evento é uma iniciativa de diferentes universidade da américa latina (Universidade Federal Fluminense; Universidad de Playa Ancha; Universidad de la Republica Uruguay; Universidad Central Sede Cochabamba), com o objetivo de socializar experiências de pesquisas sobre o tema nos países sul americanos  . A ênfase do evento está no intercâmbio e discussão da agenda de pesquisa relacionada à educação implementada em espaços de privação de liberdade, bem como no debate sobre o trabalho daqueles que estão desenvolvendo pesquisas nessa área.

 

Para mais informações sobre submissão de trabalhos e inscrição para a participação no evento acesse:  https://eitice2020.wixsite.com/brasil 

Eventos antigos

  • Arte e Educação no Cárcere

20/05/2021

Esta Experiência Cultural reunirá educadores(as) populares e profissionais da educação com atuação em unidades prisionais, que apresentarão para debate e reflexão experiências de produção artístico-cultural nas áreas das artes plásticas e literatura, desenvolvidas colaborativamente com pessoas privadas de liberdade. A atividade integra as celebrações pelo centenário de nascimento de Paulo Freire, organizadas por docentes, estudantes e membros da comunidade de diferentes campi da Unifesp, constituindo o evento "Paulo Freire: 100 anos de práxis libertadora", que se realizará entre maio e novembro de 2021, com a participação de pesquisadores(as), educadores(as), profissionais da educação, comunidade em geral do Brasil e outros países.

 

Mais informações e inscrições, acesse: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=19820

  • Ciclo de Debates: Diálogos entre Psicologia e Criminologia Crítica na América Latina

20/05/2021

O “Ciclo de Debates: Diálogos entre Psicologia e Criminologia Crítica na América Latina” pretende apresentar os aportes teóricos da criminologia crítica, da psicologia social e do materialismo histórico-dialético, tendo como eixo de análise as questões específicas da América Latina desde a perspectiva da descolonização e da libertação. Em seus debates pretende-se contribuir para as reflexões dos seguintes temas: Colonialismo/colonialidade, Amefricanidade, Economia política da pena no capitalismo dependente, Consubstancialidade classe, raça, gênero nas análises do sistema sócio- jurídico, Bases materiais do Patriarcado e luta feminista, Desenvolvimento da consciência e atividade (práxis) no enfrentamento à violência de Estado e encarceramento em massa, Criminalização da juventude negra e indígena, encarceramento feminino e guerra às drogas, Inter-relação e intersetorialidade de políticas criminais, penais e sociais, Reflexões sobre alianças psi-jurídicas. O curso é estruturado em seis encontros online, com convidados de diferentes áreas do conhecimento, com transmissão ao vivo pelo YOUTUBE, Canal do Ciclo de Debates Psicologia e Criminologia Crítica.

 

Para mais informações, acesse: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=19889

  • Arte comunitária e nossas fortes competências: Ferramentas para aquisição e o reconhecimento de competências genéricas para / por mulheres judicializadas

28/04/2021

Essa mesa faz parte do webnário “Pesquisa e práticas inovadoras para a educação em prisões”. Organizado pela Cátedra UNESCO de Pesquisa Aplicada à Educação nas Prisões, em colaboração com o Instituto da UNESCO para a Aprendizagem ao Longo da Vida (UIL) e o Instituto de Cooperação em Educação de Adultos (ICEA, sigla em francês). O evento acontecerá dia vinte oito de abril (28/04), de 12h á 13h30, horário de Brasília (10h e 11h30, horário do Canadá), com tradução simultânea para inglês e espanhol.

​

As inscrições devem ser feitas em https://us02web.zoom.us/

  • Webnário internacional sobre pesquisa e práticas educativas em prisões

03/02/2021

Entre os meses de fevereiro e maio acontecerá o Webnário “Pesquisa e práticas inovadoras para a educação em prisões”. Organizado pela Cátedra UNESCO de Pesquisa Aplicada à Educação nas Prisões, em colaboração com o Instituto da UNESCO para a Aprendizagem ao Longo da Vida (UIL) e o Instituto de Cooperação em Educação de Adultos (ICEA, sigla em francês), o evento acontecerá às quartas-feiras, a cada três semanas, entre 12h e 13h30, horário de Brasília (10h e 11h30, horário do Canadá), iniciando no dia 3 de fevereiro.

​

  • Roda de conversa: comunicação e interação entre o dentro e o fora das prisões 

13/10/2020

O Observatório dos Direitos Educativos da População Carcerária convida todas as pessoas para a live com Rafael Godoi, pesquisador da UFRJ. Nossa conversa apresentará reflexões elaboradas a partir de estudos com grupos de familiares e amigos da população carcerária que constituem uma rede de informações e interações entre o espaço fechado da prisão e o ambiente externo. O objetivo é estimular a reflexão sobre as relações estabelecidas por esta interação, denominada "vasos comunicantes" pelo pesquisador, e o funcionamento do sistema prisional. Na ocasião, será lançado o site do Observatório dos Direitos Educativos da População Carcerária.

A live acontecerá em nosso canal do YouTube: https://bityli.com/IV2vh  Para assistir, basta acessar nosso canal no dia e horário indicados.

Haverá certificação para todos que se inscreverem no seguinte link: https://bityli.com/nwML0

  • II Jornada de Estudo sobre a EJA em Contexto de Privação e Restrição em Liberdade

28/08/2020

Sediada pelo Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com o apoio do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (PROFORD) e da Pró-reitoria de Graduação da UFAL.

bottom of page